domingo, 20 de novembro de 2011

FÁBULAS NA ALFABETIZAÇÃO

Projeto de Leitura e Escrita – Fábulas encantadas

Cronologia: Três meses (setembro, outubro e novembro)

2ºs Anos A, B, C e D

Professoras: Lúcia Maria e Sueli

Justificativa: As fábulas são textos, que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade. Além do valor histórico, abordam problemas universais e do cotidiano das crianças.
Em geral, as fábulas são conhecidas pelas crianças, pois são contadas por seus familiares. Por possuir um caráter lúdico, fascina as crianças possibilitando uma maior aproximação com o texto, facilitando a apropriação do código lingüístico e o trabalho com a estrutura narrativa.
Além disso, as fábulas trazem ensinamento para a vida com suas belas lições de moral.

Objetivos:
·         Conhecer e compreender as fábulas;
·         Utilizar a linguagem oral e escrita, explorando a riqueza das fábulas;
·         Exercitar a fantasia e a imaginação através da leitura de histórias;
·         Valorizar as fábulas, considerando-as um patrimônio cultural que deve ser preservado;
·         Incentivar o trabalho em equipe e dupla;
·         Estimular a criatividade;
·         Promover o hábito da leitura;
·         Reconstruir o código linguístico;
·         Produzir textos coletivos, em duplas e individual.

Conteúdos/Atividades Previstas


·         Levantamento das fábulas conhecidas;
·         Lista com os nomes de fábulas;
·         Leitura das fábulas;
·         Assistir DVDs de fábulas;
·         Ouvir fábulas com CDs;
·         Atividades diversas de escrita (cruzadinhas, caça palavras, ordem alfabética, etc.);
·         Dramatização;
·         Atividades de compreensão e interpretação;
·         Reescrita de fábulas;
·         Produção de texto (criar fábulas diferentes, com base em uma conhecida ou, mudar um pouco a história ou, trazer os personagens para o mundo atual);
·         Pesquisa escrita de textos e atividades de ortografia na Sala Informatizada;

Recursos Utilizados:
·         TV;
·         DVD;
·         CD;
·         Câmera Digital (fotos e filmagens);
·         Sala Informatizada;
·         Aparelho de som;
·         Caixa de som com microfone;
Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados durante o Projeto.
Demonstração do aprendizado em Feira Cultural.

Avaliação: Será contínua, através da participação, desenvolvimento, criatividade e produto final do aluno.

Nenhum comentário: