sábado, 22 de agosto de 2009

QUEBRA-CABEÇA > UM DESAFIO PEDAGÓGICO DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

Não há em uma escola neste imenso Brasil, professores que não convivam com alunos que apresentam dificuldades de atenção e concentração.
Atualmente, o bombardeio de Informações, a ansiedade, o mundo digital e agitado das pessoas fazem com que a dinâmica de vida dos adultos também dê as crianças um modelo de agitação.

Contando os casos de ansiedade comprovada com laudos médicos, há os casos de crianças que não páram, as quais chamamos de sem limites.

Quebra-cabeças são uma forma de intervenção, pois além de estimular a discriminação visual, a atenção e o pensamento lógico. Leva-os a associar que para algumas conquistas na vida "É NECESSÁRIO SERENIDADE".


6 comentários:

Anônimo disse...

professora sueli acho muito inteligente esse teu modo de ensinar as crianças...em especial a minha rainh giovana doudat santos...brigaduuuuu

Anônimo disse...

Olá, professora Sueli!

Concordo plenamente quando é exposto que a sociedade bem como seu modo de vida moderno encontra-se cada vez mais fazendo-nos seres agitados, inquietos. Por um lado há até certa valorização de um estado o qual ao meu ver é antinatural:(a agitação), onde as pessoas mais tranquilas que exercem serenidade são taxadas de devagar, sem iniciativa, mas a verdade é que não é assim. A serenidade, traz um pensamento mais centrado e por isso acertado e coerente. pessoas que agem por inpulso tem muito a se arrepender depois.
teria muita o comentar ainda mas por ora subscrevo-me: atenciosamente Regina dos Santos professora do CEI Miosótis.

Anônimo disse...

Parabéns Sueli! Em geral são poucas as pessoas com serenidade ou paciência nos dias de hoje, pois querem resolver de imediato e não conseguindo acabam desistindo ou fazendo mal feito, principalmente muitos dos atuais alunos e com isso decai a qualidade no estudo e no futuro não serão bons profissionais

Anônimo disse...

Muito legal..
estou começando a trabalhar com as minhas crianças do maternal 2: quebra cabeça simples de 4 peças e jogo da memória..
eles adoraram!!!


bjus

Danny Reis Goetten disse...

Realmente os quebra-cabeças são ferramentas muito úteis para desenvolver a concentração e raciocínio lógico nas crianças.
Parabéns por compartilhar conosco aqui no blog sua experiência.

Anônimo disse...

Olá Professora Sieli.
Muito inteligente sua maneira de encinar, para estas crianças é muito importante, a se todos tivessem esse mesmo procedimento,
Muitas criança seriam mais felizes.