segunda-feira, 27 de julho de 2009

ALFABETIZANDO COM MÚSICAS







CAIC – PROFESSOR MARIANO COSTA
PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA
SALA INFORMATIZADA
Público Alvo: 2º Ano A Nº de aulas: 01 (semanal)

Tema: “ALFABETIZANDO COM MÚSICAS”


Disciplinas: Português/Matemática/Ciências/História/Ensino Religioso

Professora: Sueli de Fatima Biondo

Situação Comunicativa: Produção de um livro de Músicas para doação à biblioteca da escola, Reprodução igual (uma para cada aluno) e demonstração do aprendizado através de apresentações aos Pais no Auditório.

Justificativa: Este projeto prevê situações de leitura e reescrita de cantigas, formando leitores e auxiliando em suas competências de auto-correção ortográfica.
Para tanto, acreditamos que aprofundamento no repertório e nas reescritas em sala informatizada permitirá ao aluno melhor desempenho oral e escrito, sendo que suas ilustrações e troca de experiências colocará sua imaginação e criatividade em evidência.


Objetivos:
• Conhecer o conceito de Música;
• Ampliar o repertório de músicas, cantigas e parlendas conhecidas pela turma;
• Ler ou acompanhar a leitura desse tipo de texto, apreciando-os;
• Conhecer e fazer organização de idéias, interpretações através de ilustrações em suas reescritas (Programa Paint);
• Compreender a necessidade de paragrafação, letra maiúscula e sinais de pontuação que usualmente aparecem nesse tipo de texto;
• Proporcionar ao aluno leituras de qualidade, retrospectiva histórica e oportunidades de torná-lo um leitor e escritor competente;
• Oferecer a oportunidade de editar suas produções orais e escritas, ainda que seja para seu próprio público;
• Estimular a expressão corporal, postura e oralidade, através de filmagens, fotos e vídeos.


Conteúdos / Atividades Previstas:• Leitura de diversos tipos de músicas, cantigas e parlendas;
• Antecipação e inferência;
• Reescrita de cantigas em sala de aula e sala informatizada;
• Assistir DVDs musicais;
• Dramatização e dança;
• Identificação de rimas;
• Ilustração das músicas;
• Postagem em blog de algumas atividades realizadas;
• Ouvir e cantar músicas, cantigas e parlendas propostas;
• Compreensão e interpretação;
• Semelhanças e diferenças (comparações) entre versões;
• Identificação das características das músicas, cantigas e parlendas.

Recursos Utilizados:
• TV;
• DVD;
• CD;
• Câmera digital (fotos e filmagens);
• Sala informatizada (Word, Paint);
• Internet;
• Aparelho de som;
• Microfone;
• Caixas de som.

Etapas Previstas:
• Apresentação do Projeto aos alunos;
• Conhecendo o repertório (uma cantiga por semana);
• Organizar na rotina o horário destinado a reescrita do aprendizado em sala informatizada;
• Preparação e encadernação do livro de Músicas;
• Apresentação para os Pais no auditório (ênfase nas melhores atividades).

Avaliação: Será contínua, através da participação, desenvolvimento, criatividade e produto final do aluno.