sexta-feira, 7 de junho de 2013

HORTA PEDAGÓGICA - EQUIPES DE TRABALHO

     Nas séries iniciais, trabalhar a disciplina de  Ciências exige maior contato com a prática, devido ao período operatório concreto em que se encontram as crianças. 
     Diferente do que muita gente pensa, a criança está preparada para ouvir muitos termos científicos, exatamente porque ela está em um momento único de curiosidades. É importante não simplificarmos e  nem infantilizarmos nossas ações. 
     "No 1º e no 2º ano, o trabalho de pesquisa pode tranquilamente incluir a leitura em livros e revistas mesmo que nem todas  as crianças não saibam ler. Além de ser uma atividade de alfabetização, estas atividades  contribui para que todos aprendam a dialogar com o texto e com a informação,  contribuindo muito mais para o processo de letramento.

      Segundo Pedro Demo a "Pesquisa tem um lado obviamente ligado a aprendizagem". E seguindo esta linha de pensamento  a elaboração do pensamento através da ação é muito mais do que apenas "escutar aula".