domingo, 9 de maio de 2010

DIA DA TERRA


Baseados na Coleção Nosso Mundinho da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen e na Inspiração da Professora Margareth da E.M. João Costa, os alunos do 2º Ano A e D do CAIC Mariano Costa comemoraram o DIA DA TERRA em alto estilo.
Aproveitando o incentivo e a Consciência Ecológica do Aluno Lucas Schroeder, a vontade de pintar com guache do Aluno Leonardo, a importante ajuda do Professor Auxiliar Rodrigo Celso e o ânimo da professora Sueli e de todos da turma, construíram um lindo Painel com o Tema: VAMOS ABRAÇAR O NOSSO MUNDO.
O Painel foi o resultado de uma reflexão das Músicas: Herdeiros do Futuro (Leandro e Leonardo), A Paz (Roupa Nova) e do CD Harmonia da Terra que conta a história de uma avó com seus netos que fazem uma viagem para estudar o estado de saúde do planeta. No percurso conversam sobre a preservação da natureza, o lixo, a água, os impactos do ser humano no meio ambiente, a diversidade cultural e a cidadania. O CD contém músicas relacionadas aos temas que são discutidos pelos personagens.
Vejam como aconteceu o trabalho:



O aluno Leonardo pintando os Círculos:


O alunos desenhando os habitantes do mundo, suas moradias, veículos, animais e florestas:





PLURALIDADE CULTURAL X COPA DO MUNDO





Com o objetivo de valorizar as características étnicas e culturais, conhecer as desigualdades socioeconômicas e formar novas mentalidades voltadas a superação do preconceito e discriminação dos diferentes grupos sociais, os alunos do 2º Ano A e D estão enriquecendo seu currículo com atividades que façam além de pensar sobre a leitura e escrita (Alfabetização), façam também uma retrospectiva histórica que concilie o Assunto "COPA DO MUNDO" e "PLURALIDADE CULTURAL", de maneira que aprendam a lutar pela aliança entre os povos e a respeitar a miscigenação de nosso País.
Após uma reflexão com Datashow de uma lenda Africana chamada "Kirikou e a feiticeira"; de uma enquete sobre preconceito entre as raças; do estudo sobre a Música "África" do Grupo Palavra Cantada - CD Pé com pé, com digitação na Sala Informatizada; de atividades baseadas no livro: Menina bonita do laço de fita; da construção de uma carteira de identidade; de uma viagem pela história da escravidão, da colonização, dos quilombos; de desenharem a bandeira do Brasil e da África do Sul e de organizarem a música Criança Esperança - de Sandy e Junior com agrupamento produtivo realizaram o seguinte texto coletivo:




"Esse é um trabalho que podemos chamar de introdução, pois muito nos falta para chegar ao meio e jamais terá uma conclusão. Afinal , valorizar a singularidade de cada um no exercício pleno de sua cidadania é dever de todos nós..." - diz a professora Sueli de Fatima Biondo.





Organizando a Música "CRIANÇA ESPERANÇA"